3 de outubro de 2016

COOKING | Brigadeiros de morango com Oreo


Apesar de gostar bastante de cozinhar, nem sempre me sobra tempo (e por vezes vontade) para experimentar coisas diferentes. Os dias passam a correr e, no meio de tantas obrigações, não existem muitas oportunidades para passar um bom momento na cozinha. Claro que eu passo algum tempo na cozinha, mas é sempre a correr, a fazer marmitas e jantares que nem uma louca. Estou a falar de alturas sem pressas, a cozinhar e a desfrutar do momento. Just for fun. Felizmente a Ana do Annie's Kitchen convidou-me um dos seus Cook-off, uma rubrica na qual ela se junta a outros convidados e cada um faz a sua versão de um determinado tema. O objectivo não é ser uma competição, mas sim mostrar a diferente visão e originalidade de cada um. Neste Cook-off, a Ana desafiou-me a mim e a outras bloggers para fazermos brigadeiros.

Eu ADORO brigadeiros. Quem não gosta, não é? Por norma faço sempre os normais, de chocolate, ou então os brancos, apenas com leite condensado. Há uns tempos vi uma receita para fazer brigadeiros de morango e fiquei de olho nela, com vontade de a experimentar. Esta foi a oportunidade perfeita!

INGREDIENTES

300 g de morangos frescos;
1 lata de leite condensado;
2 colheres de manteiga;
1/3 de pacote de bolachas Oreo strawberry cheesecake;


PREPARAÇÃO

1. Partir os morangos em pedaços pequenos e colocar num tacho ao lume. Ir mexendo até obter um caldo. Se os morangos não se desfizerem totalmente, podem usar a varinha mágica para ajudar;
2. Adicionar as 2 colheres de manteiga ao caldo de morango e colocar novamente ao lume, para derreter a manteiga; 
3. Adicionar a lata de condensado ao tacho e mexer consecutivamente, sempre com lume brando para o leite condensado não colar ao fundo do tacho. Só devem parar quanto o preparado atingir o famoso ponto de estrada, quando o leite condensado fica com uma textura mais caramelizada. No caso destes brigadeiros, este ponto de estrada demora mais tempo a atingir do que nos brigadeiros de chocolate, por causa dos morangos que libertam mais água. 
4. Deixar arrefecer e colocar o tacho no frigorífico para o preparado endurecer. Podem também espalhar num tabuleiro para ser mais rápido (eu é que sou muito preguiçosa!).
5. Colocar cerca de 1/3 de um pacote de bolachas Oreo Straberry Cheesecake numa picadora e triturar até obter um pó grosseiro. 
5. Retirar o preparado do frigorífico, untar as mãos com um pouco de manteiga (para não agarrar) e amassar o preparado em forma de bolinha.
6. Passar o brigadeiro pelo pó das bolachas e colocar numa forminha de papel. 


Et voilà, brigadeiros prontos! O que gosto especialmente nestes brigadeiros é o facto de os morangos cortarem um pouco o sabor doce do leite condensado e ficam menos enjoativos. Por outro lado, como as bolachas são trituradas com o seu recheio, ficam com um sabor mais intenso a morango no exterior. 



A única coisa que me desiludiu um pouco nesta receita foi o brigadeiro não ficar com uma cor mais rosada no interior. Estava à espera disso. Assim não parece tão apelativo, mas garanto-vos que o sabor é bem gostoso!

Se tiverem uma festa e quiserem ser mais criativos, podem fazer a opção do brigadeiro em copo. Para isso basta picarem bocadinhos de morango e fazer camadas com a fruta, o brigadeiro em si e a bolacha triturada. A combinação do brigadeiro doce com  fruta fresca fica mesmo muito boa!



Espero que esta minha receita vos tenha deixado com a água na boca e que experimentem esta receita. E não se esqueçam de visitar os restantes blogues, para descobrirem mais brigadeiros deliciosos! 

10 comentários:

  1. A versão em copo, que cutxiiii! Cocktail party success for sure :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Eu ADORO brigadeiros mas já não como há imenso tempo. Acho que agora é uma excelente altura para ir para a cozinha e experimentar! Ainda por cima de morango... Que delícia!

    ResponderEliminar
  3. Adoro brigadeiros maaaas a versão em copo deixou-me fascinada! Tenho mesmo de experimentar!

    Marta Rodrigues, Majestic

    PASSATEMPO LOLITA & LOLITA II DA KVD AQUI!

    ResponderEliminar
  4. Opa este desafio é um crime!:p
    Ai, e nesses copinhos ficaram um amor.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Opa que delírio mãe do céuuuuuuuu!

    ResponderEliminar
  6. Oh my God!!! Acabaste de me deixar com água na boca!!
    Vou ver quanto tempo aguento sem fazer estes brigadeiros...

    ResponderEliminar
  7. Mint, adorei que participasses nisto :D
    Ficou um resultado tão giro :')

    ResponderEliminar
  8. Omgggg :D que coisa é essa?! Só de ver até me cresceu água na boca!
    let's do nothing today

    ResponderEliminar
  9. Adoro as duas versões! Nunca me tinha ocorrido fazer no copo, tenho que experimentar fazer assim! :)

    --
    Sofia | Monochromatic Wave

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © A GIRL IN MINT GREEN, EST. 2014